segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dica de Leitura

A Dica de Leitura de hoje é em homenagem ao Dia Nacional do Livro, comemorado no Brasil em 29 de outubro! E também uma homenagem ao ilustrador e autor Laurent Cardon que nos últimos três dias veio partilhar suas histórias aqui em Brasília com o Clube dos bebês Leitores Uni duni Ler! Aranha por um fio é um livro de imagens que dá vida a uma aranha bem bacana e encantadora, sucesso total entre a meninada grande e pequena do Uni duni Ler no último sábado, aliás, o encontro merecerá postagem especial com fotos aqui até o fim desta semana!


O livro vai tecendo nos fios da personagem uma narrativa cheia de movimentos, repleta de imaginação e com muita expressividade. Laurent vem do cinema, da animação e é dos poucos ilustradores que conheço que, realmente, consegue imprimir em sua narrativa visual essa noção do movimento, as páginas do livro se sucedem como num filme e conseguimos perceber no traço, nas próprias ilustrações, pra onde a história caminha!


Aranha por um fio foi publicado pela Editora Biruta e faz parte de uma série de livros sobre bichos e suas peculiaridades. Também pela Biruta, já está nas prateleiras o Sapo a passo e em breve sairá o Vagalumice. Há ainda pela Editora Ática, o Calma camaleão.


E pra quem ainda resiste aos livros só de imagem vai a dica: deixe que a criança crie seu próprio texto a partir do que vê, não queira como mediador tentar interpretar a história ou as intenções do autor, incentive a percepção artística dos pequenos para que agucem o olhar e a sensibilidade e deixe que a narrativa imagética faça o resto! Você irá se surpreender!

Aranha por um fio conta a história de uma aranha pequena que vai descobrindo com sua mãe as funções vitais das aranhas e o caminho que todas de sua espécie devem seguir. É um livro delicado que aborda também pelo viés do amor e da afetividade a força das próprias escolhas para determinar os rumos de tudo!

Um comentário:

Luciana Monteiro Almeida Juliano disse...

Olá Alessandra,
No dia 26 de outubro fizemos a contação de história com o teu livro "O Jardim Encantado" com as crianças do Projeto Era uma vez... e foi uma tarde de encanto com essa história linda as crianças adoraram. Colocamos as fotos no blog.
Obrigada por essa história encantadora.
Bjus

Luciana Juliano
Blog: era uma vez...livros e tecnologias