segunda-feira, 11 de junho de 2012

Retorno


Depois de 17 dias de férias, volto ao cotidiano do trabalho renovada e plena de boas histórias sonhadas, vividas, realizadas! Embarquei num mundo de sonhos com a família toda e,  por 17 dias, nos impregnamos de muita fantasia e diversão. Mas entre todas as descobertas no Walt Disney World e nos parques da Universal Studios e Bush Gardens em Orlando na Flórida, adorei conhecer o trabalho do "Monteiro Lobato" deles, o Dr. Seuss, criador do já famoso por aqui Gatola da Cartola. O título aí de cima me foi "soprado"pelo amigo e também escritor talentoso Tino Freitas. Eu conhecia os desenhos do Cat in the Hat e alguns dos personagens, mas não tinha tido em mãos nenhum livro dele. Por lá, achei até nos supermercados versões originais de várias histórias e adorei saber que aqui no Brasil, temos algumas traduções. Foram dias muito intensos e cansativos que tivemos, mas perceber a relação diferente que os americanos têm com a leitura literária, principalmente, com a literatura infantil, encheu-me de felicidade. Há um parque temático do Cat in the Hat encantador, com atrações em 3D, simuladores, brinquedos interativos que entorpecem crianças e adultos, há um clima de magia no ar e perceber que em muitas atrações o livro se faz presente, seja na inspiração ou mesmo no ato da leitura e das releituras todas, deixou-me muito contente! Agora percebo também que meu sonho é maior... No Brasil estamos muito longe, caminhando sim, mas muito longe desta relação amorosa e séria com os livros e com a leitura! Quero muito viver pra ver esta nossa história mudar!

Nenhum comentário: