quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A minha lista que acabou virando duas!

Começo o ano não com uma, mas com duas listas de livros que me marcaram em 2008. Quem quiser ainda pode encaminhar suas dicas, vou publicando, mas a a partir de agora na coluna dica de leitura toda segunda-feira.

Listo primeiro os infantis:

Cosas con Plumas - Jorge Luján com ilustrações de Mandana Sadat Editorial Kokinos
O livro foi editado na Espanha. Ganhei de presente de uma amiga que está há mais de dez anos por lá e trabalha com teatro para bebês. Conta a história de dois anjos e com pouquíssimo e requintado texto nos faz flutuar como plumas, mesmo ao tratar questões como a vida e a morte. Belíssimas as ilustrações da Mandana!

Quando a Vergonha bate as asas - Jonas Ribeiro com ilustrações de Simone Matias Editora Elementar. Jonas é desses autores que sabem escrever com a alma e o coração. Nesta história nos apresenta Felipe, um garoto que adora escrever poesia, mas tem vergonha dos próprios versos e esconde as rimas embaixo do travesseiro até que decide de um dia para o outro participar na escola de um Sarau Poético. livro é um presente! Sensível e delicado, surpreende o leitor em cada página.

Raimundo, Cidadão do Mundo - Fabio Yabu com ilustrações de Ana Terra Panda Books
"É a vida que me leva, e não o contrário" Dizia Raimundo, que mudou até de fuso horário Passou pelo Maranhão e Belém do Pará E estranhou ao ler "Bienvenido a Bogotá" Raimundo é morador de Quixadá, no Ceará, e meio sem querer dá conhece todos os cantos do planeta. O garoto vai parar em outro estado e precisa voltar para casa. No lombo de sua mula, viaja para a Colômbia e depois atravessa o mar e conhece Cuba. Pega um navio de imigrantes e passa por Miami, seu barco afunda perto do Canadá e ele vira até herói nacional em Portugal. Passando por Barcelona, vê a obra de Gaudí, descobre a guerra civil na Somália e na Ásia conhece a filosofia de Gandhi.
Raimundo Cidadão do Mundo tem texto em forma de poesia, escrito por Fábio Yabu. O prefácio é do jornalista Marcelo Tas e as ilustrações são de Ana Terra, que usou técnicas diversas, como tinta acrília, caneta e colagens.

Para os mais crescidos:

Maria do Matué - Uma História do Rio São Francisco - Tavinho Moura. Este foi um livro que me fez entender que guardo um rio em mim. Ensinou-me a ancorar barcos no jardim e plantar nascente e margem em qualquer canto de lugar. Uma obra de arte completa: livro-cd, aquarela e belas gravuras fazem da produção independente de Tavinho, músico consagrado, já no livro de estréia , uma surpresa e das melhores: Ele mostra que além de dominar a viola e os acordes, sabe, e muito bem, percorrer com maestria os caminhos da prosa poética.

Indez - Bartolomeu Campos de Queirós - Editora Global. Outro livro que trata de maneira lírica e poética a vida simples do interior. Reli Indez umas três vezes em 2008 e em cada leitura descobri encantamento e beleza.

A Sombra do Vento - Carlos Ruiz Zafón Editora Objetiva. Adorei a narrativa e, principalmente, a declaração de amor aos livros que a ficção do espanhol Zafón faz o tempo todo neste livro. Livros que falam do amor aos livros sempre me encantaram.

Nenhum comentário: